Caen + Praias da Normandia

Caen é uma pequena e simpática cidade na França que escolhemos como base para conhecer as praias da Normandia.

Nossa primeira parada foi na Igreja de St. Jean que nos encantou com a música sacra que tocava ao fundo.




O castelo é a atração principal da cidade, onde os locais aproveitam o espaço para praticar atividades ao ar livre. Em um dos jardins ainda são cultivadas plantas da Idade Média. 



Outro importante ponto da cidade é a Abadia dos Homens (Abbaye aux Hommes), que fica bem ao lado do Hôtel de Ville (que na verdade é a prefeitura).




No dia seguinte alugamos o carro para visitar as praias da Normandia que são muito conhecidas pelo Dia D. Nossa primeira parada foi Arromanche les Bains. Subimos a colina para ter a melhor vista da cidade e para visitar o cinema 360 onde assistimos a um filme com cenas reais da II GM.





De lá seguimos para Longues Sur Mer Battery onde artilharias e campos de flores convivem hoje em harmonia. 


Nossa próxima parada foi Port en Bessin Huppain, cidade onde foi construído um porto artificial. Lá encontramos um verdadeiro mar de conchas.



Nosso roteiro incluiu ainda o cemitério que fica em Omaha Beach onde soldados americanos mortos na II GM desembarcados na Normandia foram enterrados. A quantidade de lápides é impressionante e nos faz refletir sobre a quantidade de vidas perdidas em uma guerra.





Para finalizar fomos até Pointe Du Hoc. Como essa é uma área de falésias, após o desembarque foi preciso utilizar equipamentos de alpinismo e escadas para a tomada de posição. No local é fácil encontrar as enormes crateras que se formaram pelos bombardeios. Atualmente Pointe du Hoc é de propriedade dos Estados Unidos.



Ainda deu tempo de fazer um tour pela Ferme de la Sapinière, uma propriedade que produz diversas bebidas à base de maçã. Conhecemos todo o processo de fabricação e no final fizemos a degustação de suco de maçã, cidra, pommo e calvados.




Na volta passamos em Bayeux para conhecer o famoso museu de tapeçaria que infelizmente já estava fechado. Mas valeu a pena visitar a cidade pois acabamos conhecendo a Catedral que é monumental!




2 comments:

Cristina Rocha said...

Impressionante a Igreja de St. Jean e a Abadia! Lindas as flores amarelas! E o impacto das marcas da Guerra!

Flávia Aleixo said...

Impressionante o contraste dos vestígios da guerra com as lindas paisagens e jardins. Adorei o post!

Post a Comment